terça-feira, 22 de agosto de 2017

Prédio da FUNDAJ será âncora, para resgatar vocação de lazer do Derby em Recife/PE

O prédio do Cinema da Fundação é um símbolo do "ART DECÓ" no Recife

O projeto de restauração prevê a integração do edifício da Fundaj com o Rio Capibaribe e imóveis da vizinhança

O Edifício Ulysses Pernambucano, no Derby, área central do Recife, nasceu como Escola de Aprendizes Artífices, foi sede da antiga Escola Técnica Federal e hoje é conhecido como Cinema da Fundação. Fechado para obra de restauração desde janeiro de 2016, o prédio da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) será reaberto no fim de 2017 com nova missão: resgatar aquele trecho do bairro como ponto de encontro dos moradores da cidade.

“Depois de restaurado, o edifício será a âncora de um polo cultural que pretendemos fortalecer no Derby”, declara a urbanista Vitória Andrade, coordenadora da empresa Cardus Arquitetura, responsável pelo projeto. “O bairro, no passado, era um local de festa e lazer. Hoje funciona como lugar de passagem e de conexão viária, além ser um deserto nos fins de semana”, destaca. É esse perfil que ela espera modificar.

Cinema da Funcação Joaquim Nabuco Bairro do Derby, área central do Recife, será reaberto em outubro de 2017. 

A mudança começa com a recuperação dos espaços internos do prédio, uma construção "Art Déco" de 1930 que recebeu acréscimos na década de 1950. a biblioteca, antes localizada no segundo pavimento, vai descer para o térreo. no mesmo piso ficarão a livraria, a Galeria de Arte Vicente do Rego Monteiro, o estúdio de cinema, as ilhas de edição de filmes e a sala de oficinas e atividades culturais destinadas a crianças, no prédio da FUNDAJ.

O prédio do Cinema da Fundação é um símbolo do ART DECÓ  no Recife
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Cleide Alves
cleide@jc.com.br

Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2017/08/19/predio-da-fundaj-sera-ancora-para-resgatar-vocacao-de-lazer-do-derby-302056.php?utm_source=facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O resultado da Mega-Sena... 50-51-56-57-58-59... Parece evidente o “cambalacho”... [SIC]

A Mega-Sena e a flagrante falcatrua. Quatro felizes apostadores acertaram os seis números da Mega-Sena sorteados neste sábado (23). ...