terça-feira, 29 de agosto de 2017

Governo analisa privatizar a Chesf

"A Eletrobras é uma empresa estatal controlada pelo Governo Federal, responsável por gerar e transmitir energia elétrica até a sua casa para que você possa ver TV, tomar banho, ligar a geladeira, iluminar a casa, usar a internet... Além disso, a energia também é usada em escolas, hospitais, comércio, indústria, tratamento de água e esgoto; em quase tudo que você possa imaginar.

A Chesf é a empresa mais antiga do grupo Eletrobras e é responsável por abastecer o Nordeste com essa energia. Além disso, a Chesf também tem uma missão única e muito especial: controlar as águas do Rio São Francisco, o rio que integra toda a nossa região. Ela tem um papel de desenvolvimento social muito grande.

Você deve estar acompanhando nos jornais e na televisão que o governo de Michel Temer  decidiu, no dia 21/08/17, que vai vender a Eletrobras e também a Chesf. E qualquer um pode comprar, inclusive estrangeiros.

O principal argumento do governo é que, após a venda, sua conta de luz vai baixar. Isso é mentira.

A Chesf hoje vende a energia pelo menor preço possível, considerando apenas os custos de operação e manutenção do sistema. O Governo diz que, após a venda, a empresa que comprar a Chesf poderá praticar os preços do mercado que, hoje, giram em torno de QUATRO vezes mais. É como se sua conta de luz, que hoje custa R$ 100,00, passasse a custar R$ 400,00 – consumindo EXATAMENTE a mesma coisa. 

Mas ainda existe algo muito mais grave.

A nossa Constituição diz que a água é um bem do povo e que o governo tem que garantir energia para todos os brasileiros. Não é por acaso que a Chesf (e o grupo Eletrobras) é uma empresa controlada pelo Governo Federal.  Pra gerar energia precisa, principalmente, de água. E a água está no rio. E nós já dissemos que a Chesf, além de gerar e transmitir energia, tem uma missão muito especial: controlar as águas do São Francisco.

Será mesmo que quem comprar a Chesf vai deixar o povo usar a água do São Francisco? E em época de seca? E será que vai mandar energia para as comunidades pobres e distantes, que não podem pagar por ela? Será que o novo dono da Chesf vai preservar o Rio São Francisco? Você já imaginou entregar para outra pessoa o controle da luz da sua casa, para que essa pessoa possa ligar ou desligar quando bem entender? Parece absurdo? Pois é exatamente o que o Governo quer fazer com o Brasil. Em outros países como os Estados Unidos, Canadá, China e França o controle da água e energia é feito de maneira muito forte pelo Governo. Porque são elementos essenciais e estratégicos para qualquer nação.

A Argentina vendeu sua empresa de energia e o povo teve um aumento de 300% na conta de luz em 2016 e de 148% em 2017. Isso quer dizer que a conta de luz dos argentinos ficou 4,5 vezes mais cara.

Não caia nesse falso discurso. Com a privatização, só um lado ganha – a empresa privada. E só um lado perde – você.
A Chesf tem 69 anos. Vamos lutar para que ela permaneça viva e continue sendo pública e atuante no desenvolvimento da nossa região.

A Chesf é sua!
A Chesf é Nossa!
A Chesf é do Nordeste!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O resultado da Mega-Sena... 50-51-56-57-58-59... Parece evidente o “cambalacho”... [SIC]

A Mega-Sena e a flagrante falcatrua. Quatro felizes apostadores acertaram os seis números da Mega-Sena sorteados neste sábado (23). ...