sexta-feira, 6 de julho de 2012

A PRIMAVERA ÁRABE E SAINDO P'RA TRABALHAR...


Por Tereza Amaral - Há  um ano e meio um jovem tunisiano protestou contra a ditadura em seu país ateando fogo no próprio corpo. A sua morte deu início ao que veio a ser chamado Primavera Árabe. O presidente Zine el-Abdine Ben Ali - no poder desde 1987 - dez dias depois fugiu para a Arábia Saudita.
Logo em seguida, manifestações derrubaram  30 anos de mandato do presidente Hosni Mubarak, do Egito, e Muammar al-Gaddaf, torturado e morto por rebeldes sob olhares atônitos do mundo.
Os protestos, que ganharam enorme força nas redes sociais, prosseguiram no Oriente Médio e no Norte da África, envolvendo países como Argélia,  Iraque, Jordânia, Síria,  Iémen, Marrocos e Arábia Saudita, dentre outros. E as mídias sociais  usadas para organizar e sensibilizar a população desses países e comunidade internacional sobre tentativas de censura, na Internet, por parte dos estados. Além, claro, das denúncias de barbáries, tais como a matança de civis que vem acontecendo na Síria.
No Brasil, ocorre o que poderíamos denominar "A Tirania Verde". O governo da presidente Dilma Rousseff vem sendo alvo de manifestações populares contra construções de hidrelétricas na Amazônia, sobretudo Belo Monte, o veto parcial do Novo Código Florestal e adoção de políticas de descaso com populações indígenas e quilombolas.
 Sem querer ser ecolochata - e já sendo - diariamente, logo cedo, corro os olhos pelo Feed Notícias. É uma espécie de "escuta" (no jargão jornalístico seria pescagem de notícias). E é aí que me deparo com coisas do tipo "saindo p'ra trabalhar". O que me surpreende - creiam - não é o individualismo da expressão, mas da criatura que escreve. Às vezes envolve pessoas que trabalham na mídia...
Já outras são o retrato danteano da Divina Comédia, onde uma onda de espiritualidade e filosofia mistura-se com o mundo beatriciano da paixão. Muitas são as frases de Clarice Lispector, Dalai-Lama, José Saramago e Paulo Freire, dentre outras. E isso não é ruim porque conhecimentos circulam. Há, também, denúncias de corrupção e uma verdadeira migração de blogs...Particularmente acho uma chatice. Eles já estão na rede...Se eu quiser leio! Muto embora também tragam no conteúdo informações...Ou até desinformações. O que ainda não mencionei?
Os vídeos, alguns maravilhosos, postagens sobre arte de um modo geral, e mensagens com conteúdos de dor de desamor e recados mais do que indiretos...Ah, mas existem, ainda, os 'voieurs' virtuais que ficam na surdina espionando esta imensa casa vitrinizada. E muita pessoas felizes, mas muito felizes... sobretudo as que são tão indivualistas que num mundo de secas -  no Nordeste do Brasil ou na Somália - ao invés de pelo menos darem um Bom Dia, nos dizem:" Saindo p'ra trabalhar"!
É lamentável que desconheçam a generosidade da compaixão num mundo cão! E, da mesma forma, uma pena que também desconheçam o poder que possuem, aqui, apesar das ainda tímidas censuras! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O resultado da Mega-Sena... 50-51-56-57-58-59... Parece evidente o “cambalacho”... [SIC]

A Mega-Sena e a flagrante falcatrua. Quatro felizes apostadores acertaram os seis números da Mega-Sena sorteados neste sábado (23). ...